Marketing Odontológico:
O Guia Definitivo [ Atualizado para 2020 ]

Promover, Conectar e Atender

Quando a oferta é maior do que a demanda, a competição fica acirrada.

É assim que se encontra hoje o mercado privado de odontologia.

Com o maior número de dentistas no mundo, e uma economia em dificuldades, os cirurgiões-dentistas que desejam crescer comercialmente estão cada vez mais tendo que cuidar de suas reputações e marketing.

Neste guia iremos lhe mostrar quais são as estratégias de marketing odontológico mais eficazes para aquisição de pacientes particulares e crescimento do seu negócio.

Você não vai ler “mais do mesmo”, como “trate bem seus pacientes” ou “tenha um consultório limpo”. Aqui você irá ler um conteúdo exclusivo, com dicas práticas para você se destacar e crescer.

Neste guia vamos abordar, de forma pragmática, o que tem funcionado e o que não tem funcionado. Tendências mundiais e como se aplicam no Brasil. O presente e o futuro da odontologia. Quem serão os vitoriosos e quem ficará de fora.

Se estes temas lhe interessam, aperte os cintos e abra sua cabeça para novas ideias e estatísticas.

Os autores deste guia e gestores do BRMed tem cerca de 20 anos de experiência no marketing online, sendo pioneiros no Brasil em marketing nos mecanismos de busca. Com larga experiência nacional e internacional, trabalhando lado a lado com alguns dos consultores mais renomados de marketing digital no mundo, este guia foi preparado com propósito de desmistificar alguns conceitos que hoje parecem verdades intocáveis, e orientar sobre as oportunidades que de fato devem ser exploradas.

Não vamos ficar “em cima do muro” em nenhum momento. Esperamos que você aprecie esta abordagem e veja valor prático nas informações aqui contidas.

Vamos começar!

Conteúdos

 

Capítulo 1

Para quem é este guia?

construir uma forte presença online

 

Se você é dentista e trabalha na saúde pública, este guia não é para você. Na saúde pública, o marketing é responsabilidade do estado.

Se você tem um consultório ou clínica odontológica, e apenas atende convênios e planos de saúde, este guia lhe será útil, mas não essencial.

Quando você atende um paciente de plano de saúde, você recebe pelas suas consultas e procedimentos um valor menor do que sua tabela de cobrança particular. Isso porque você espera que o plano de saúde lhe encaminhe um grande volume de pacientes.

A diferença do preço de sua consulta particular para o preço pago pelo convênio é sua “verba de marketing”. A responsabilidade primária pelo envio dos pacientes é do plano de saúde ou convênio.

Porém, através de algumas ações de marketing online de baixo custo você pode facilitar que pacientes de plano encontrem sua prática ou estabelecimento.

Agora, se você deseja crescer o atendimento de pacientes particulares, este guia é absolutamente crítico para seu negócio.

Como você vai ler em detalhes neste guia, a internet se tornou o ponto de partida da jornada do paciente e um canal essencial de comunicação para o profissional e negócios na odontologia.

Se você oferece um atendimento particular de qualidade, um marketing online bem gerido será um poderoso catalisador para o crescimento de seu negócio.

Porém, se o seu atendimento não for de qualidade, o marketing odontológico online não poderá ajudar muito.

Na internet, a qualidade de seu atendimento irá, inevitavelmente, se refletir de alguma forma em sua presença online.

Portanto, não pense no marketing online como um substituto para um atendimento que deixa a desejar. Pense no marketing online como um potente acelerador de crescimento de um bom serviço prestado.

Capítulo 2

O que é marketing odontológico?

Marketing odontológico é o conjunto de ações e interações voltadas para o entendimento e atendimento das necessidades dos pacientes, sempre zelando pela saúde oral, estética e higiene bucal.

Toda interação entre a sua prática odontológica e o paciente é um componente do marketing. As interações podem ser através de diversos canais como a internet, telefone ou presencialmente em seu consultório. E podem se dar através de sua pessoa ou por qualquer membro de sua equipe.

Capítulo 3

Como a tecnologia está mudando a dinâmica comercial dos mercados, e em especial a odontologia

Como consumidores, todos nós temos acompanhado como a tecnologia tem chacoalhado diversos setores e segmentos da economia.

Não é à toa que hoje as 5 maiores empresas do mundo são de tecnologia.

Há um tempo atrás apenas escolhíamos hotéis através de agências de viagem e recomendação de amigos. Hoje, a maioria das pessoas pesquisam sobre hotéis na internet e formam opinião ao ler avaliações de usuários.

Quem poderia imaginar que, em tão pouco tempo, as vendas online fossem crescer tanto e as grandes lojas de departamento fossem declinar tão rápido?

as vendas online fossem crescer tanto e as grandes lojas de departamento fossem declinar tão rápido

 

Muitos especialistas renomados diziam que a internet não era uma mídia apropriada para propaganda porque não permitia transmitir a emoção que era possível ser transmitida com a televisão.

Mas hoje a propaganda online superou a propaganda na TV em todo o mundo.

Mas hoje a propaganda online superou a propaganda na TV em todo o mundo.

 

Em um encontro em 2017 no American Medical Association, a palestrante Dr. Attai fez alguns comentários que demonstram bem como a internet está mudando a saúde.

“Nos dias atuais, sua reputação é qualquer coisa que o Google disser.”
“O boca a boca, agora, não é mais feito pessoa a pessoa – é feito com cliques e teclados.”
-Deanna Attai, MD

Se você ainda não está convencido de que a internet está chacoalhando a odontologia, e não vê necessidade de começar a construir uma forte presença online, tente responder as perguntas abaixo.

necessidade de começar a construir uma forte presença online

 

 

1Você pretende estar ganhando mais ou menos daqui há 5 anos?

2Olhando os gráficos acima, o quanto você acha que a internet vai ser importante para a odontologia em 5 a 10 anos?

Hoje, no Brasil, o Google recebe 135 mil buscas mensais por dentistas. Sendo que a busca local por prestadores de serviço na saúde dobrou nos últimos 2 anos.

Se você quer crescer sua prática, clínica ou consultório odontológico, não faltam dados sobre a importância do marketing online; para hoje e para o futuro.

Capítulo 4

A jornada do paciente

A jornada do paciente é conhecida como o termo usado para descrever a sequência de eventos que um paciente segue a partir do ponto de entrada no sistema da saúde, desencadeado normalmente por um sintoma, até o momento em que o paciente é liberado do atendimento.

Como o foco principal deste guia é na atração de pacientes particulares para seu negócio, vamos tratar neste tópico apenas sobre como o paciente faz a seleção do profissional.

Em odontologia, a jornada do paciente normalmente começa com um desconforto oral.

a jornada do paciente normalmente começa com um desconforto oral

 

Há um tempo atrás, após o sintoma, o paciente imediatamente procurada selecionar um profissional através das páginas amarelas, classificados de jornal, livro do plano de saúde ou de uma recomendação.

selecionar um profissional através das páginas amarelas, classificados de jornal, livro do plano de saúde ou de uma recomendação

 

Hoje, o mais comum, é retirar um smartphone do bolso e procurar informação sobre o sintoma. E, logo em seguida, fazer uma busca por um profissional próximo a sua localidade.

Na seleção do profissional, o critério mais importante de escolha são as avaliações online.

construir uma forte presença online - odontologia

 

“A jornada consumidor para paciente é basicamente uma jornada digital a partir do momento da necessidade.”

John Weston, Diretor de Marketing do hospital Mayo Clinic

Capítulo 5

Desafios do marketing online

Estima-se que em 2017 cerca de 40% de todo o gasto em propaganda no mundo seja online. E a propaganda digital é a que mais cresce, demonstrando que irá se tornar cada vez mais relevante.

Estima-se que em 2017 cerca de 40% de todo o gasto em propaganda no mundo seja online.

 

Uma característica única da mídia online é sua capacidade de fatiar seu espaço publicitário em minúsculos pedaços e vende-los individualmente; normalmente por centavos.

Na mídia tradicional, como revistas, jornais e televisão, cada anúncio toma um percentual do espaço publicitário total muito maior, tendo assim um custo mínimo elevado. É por isso que em revistas e televisão costumamos apenas a ver médias e grandes empresas anunciando.

Na mídia tradicional, como revistas, jornais e televisão, cada anúncio toma um percentual do espaço publicitário total muito maior, tendo assim um custo mínimo elevado.

 

Este modelo de fatiamento do espaço publicitário da mídia online abriu as portas para que empresas e profissionais liberais, com qualquer orçamento, possam participar de igual para igual, nas exatas mesmas condições das grandes empresas, nos leilões de anúncio.

Esta democratização do acesso ao espaço publicitário é, sem sombra de dúvidas, um grande avanço para as pequenas empresas e profissionais liberais.

Porém, este fatiamento em pedaços microscópicos do espaço publicitário vem com o alto custo da complexidade.

Este fatiamento em pedaços microscópicos do espaço publicitário vem com o alto custo da complexidade.

 

Google e Facebook retiraram todas as barreiras para que pequenos anunciantes comecem a anunciar em suas plataformas instantaneamente.

É muito fácil colocar um anúncio para aparecer. Mas é muito difícil fazer com que gere resultados.

O desafio do marketing online é saber quais pedaços microscópicos do espaço publicitário comprar, qual lance escolher e como otimizar todo o fluxo até atingir seu objetivo em sua página.

Com uma ilimitada capacidade de segmentação de audiência e mensuração de resultados, a competição no marketing online se torna um jogo lógico, técnico e intenso em tecnologia.

Saber o que fazer com os dados disponíveis nas suas mãos se torna o diferencial.


É comum escutar dentistas falando que tentaram anunciar no Google ou Facebook, mas que não deu certo.

 

É comum escutar dentistas falando que tentaram anunciar no Google ou Facebook, mas que não deu certo.

O marketing online é muito extenso, complexo e dinâmico. O fato de colocar um anúncio para aparecer pode causar a falsa impressão de “missão concluída”.

Capítulo 6

Facebook e Mídias Sociais

Você já deve ter lido e escutado muita recomendação para ter sua prática ou estabelecimento da saúde no Facebook.

Normalmente as justificativas são nesta direção:

É claro que você precisa estar no Facebook.”
Todo mundo está no Facebook.”

Depois você poderá questionar:

“E como ter sucesso no Facebook?”

Você escutará muitas respostas assim:

“Você precisa postar bastante, para ganhar muitas curtidas e seguidores. Procure postar muitas dicas e conteúdo interessante. E o melhor de tudo; é de graça! ”

Esta abordagem de marketing para o Facebook é tão unânime, que descordar dela é quase que socialmente inaceitável.

Todos falam para participar de mídias sociais e, postar, postar, postar...

marketing para o Facebook é tão unânime, que descordar dela é quase que socialmente inaceitável

 

Nós, do BRMed, temos uma visão bem diferente da maioria sobre o Facebook e mídias sociais.

O primeiro ponto é que postar novos conteúdos interessantes e com frequência não é um marketing gratuito. O seu tempo é dinheiro, e postar com frequência conteúdo de qualidade é trabalhoso.

Apenas celebridades conseguem rapidamente muitos seguidores sem precisar de investimento. Para os demais, conseguir uma audiência em redes sociais é um trabalho árduo e caro, o que quase sempre inclui gastos com impulsionamento de postagens.

Outro ponto de discordância é sobre mensurar o sucesso através de curtidas e seguidores. Acreditamos que sucesso no marketing odontológico tem que se traduzir em novos pacientes particulares e mais retornos dos atuais pacientes. O número de curtidas e seguidores são apenas métricas de distração. É o que nos EUA chamam de “vanity metrics”.

Isso significa, então, que o dentista não deve promover seu negócio no Facebook?

Acreditamos que sucesso no marketing odontológico tem que se traduzir em novos pacientes particulares e mais retornos dos atuais

 

O Facebook é muito útil para promover a prática odontológica, porém de uma forma voltada para os objetivos que realmente importam.

O primeiro passo é separar sua presença profissional no Facebook de sua presença pessoal. Não é recomendado usar seu perfil pessoal para promover sua prática.

Paradoxalmente, para colocar seu negócio no Facebook você precisa ter um perfil pessoal.

Após estar logado em sua conta no Facebook, vá para esta página e escolha a opção de “negócio local”.

Paradoxalmente, para colocar seu negócio no Facebook você precisa ter um perfil pessoal

Preencha todo o seu perfil com atenção, escolhendo a categoria apropriada (com idioma em inglês, você consegue escolher “dentist” logo de início), colocando seu nome, endereço, telefone, site ou página, horários de atendimento, serviços, especialidades e fotos do local de atendimento.

É importante que seu perfil esteja bem preenchido; e de preferência com boas fotos.

Sua página no Facebook irá melhorar seu posicionamento no Google, e também aparecer nos resultados das buscas.

Após estar com a página de seu negócio bem caprichada no Facebook, anote o endereço dela e passe para todos os seus pacientes atendidos. Solicite expressamente que escrevam uma avaliação sobre seu atendimento.

melhorar seu posicionamento no Google, e também aparecer nos resultados das buscas

 

Boas avaliações sobre seu negócio no Facebook serão muito valiosas para sua prática, consultório ou clínica nas jornadas dos pacientes.

Uma vez tendo a sua página bem preenchida, e de preferência com avaliações positivas, você poderá fazer uma experiência com a propaganda paga no Facebook, na modalidade Públicos Personalizados.

O Facebook para dentistas tem que ser visto primariamente como uma ferramenta de relacionamento com pacientes, e não como ferramenta de aquisição de pacientes.

O Facebook para dentistas tem que ser visto primariamente como uma ferramenta de relacionamento com pacientes

 

Agora que falamos de Facebook, você pode estar se perguntando:

E o Twitter, Instagram, Pinterest e outras redes sociais?

Não acreditamos que estas outras redes sociais ofereçam oportunidades eficientes de aquisição e retenção de pacientes para dentistas.

E lembre-se de que a propaganda na odontologia é regulamentada, o que impede muitas ações de marketing comumente usadas em outros segmentos; especialmente com relação ao compartilhamento de imagens.

Recomendamos a leitura deste artigo em nosso blog sobre alguns dos limites mais importantes que você precisa respeitar.

Capítulo 7

Google

Nos EUA, o uso do Google é tão intenso que ele virou oficialmente um verbo no dicionário Oxford.

No Brasil, o Google consegue ter uma participação de mercado ainda maior, recebendo 97% das buscas online.

Popularidades dos Buscadores

Na palestra da Dra. Attai no American Medical Association em 2017 ninguém se espantou quando ela disse:

“Nos dias atuais, sua reputação é qualquer coisa que o Google disser.”

Podemos também dizer que, nos dias atuais:

A jornada do paciente começa no Google.

Isso significa que, no marketing online, o mais importante é você aparecer com destaque e boa reputação nos resultados das buscas no Google.

Sendo bem pragmático, em um tema tão extenso, existem 2 produtos do Google que exigem o seu foco:

1Google AdWords

2Google Maps / Meu Negócio


O motivo é simples: são estes 2 produtos que dominam hoje os resultados das buscas e que irão dominar cada vez mais no futuro.

engajamento

 

Google Ads

 

Google AdWords é a plataforma de anúncios do Google.

Para fins de contexto, o Google é a segunda empresa mais valiosa do mundo.

Ao longo dos anos o Google vem abrindo diversas novas linhas de negócio, o que os levou a criar uma empresa “mãe de todas”, acima do Google, chamada Alphabet.

abc negócio google

 

Mesmo com investimentos massivos em novos negócios e um conglomerado de empresas, mais de 90% dos lucros da Alphabet ainda vem de um único produto criado em 2000 – o Google AdWords.

São investidos em propaganda por ano, através do AdWords, cerca de 100 bilhões de dólares.

Com milhões de anunciantes (ultrapassaram a marca de 1 milhão em 2007) e bilhões de dólares circulando mensalmente, o AdWords precisa atender a todos e suas mais variadas necessidades.

Com uma única plataforma usada por todos os anunciantes, a robustez, dinamismo e infinidade de configurações e funcionalidades se torna uma necessidade. E com isso, aumenta a complexidade para se ter sucesso e competir na plataforma.

abc

 

O AdWords permite os anunciantes competirem de igual para igual. Não existem acordos com vantagens especiais para anunciantes. Todos concorrem nas mesmas condições, em um sistema de leilão para cada micro espaço publicitário vendido.

Por ser uma plataforma competitiva, quando um anunciante ganha, o outro necessariamente perde.

Os anunciantes que gerarem mais cliques, e pagarem mais por clique, serão os que irão aparecer em maior destaque.

O AdWords é tão extenso que existem vários livros apenas sobre ele. Porém, por ser uma plataforma em constante e acelerada mudança, estes livros acabam se tornando desatualizados assim que publicados.

A melhor forma de aprender sobre as funcionalidades do AdWords é através dos artigos de ajuda e guias que eles mesmos disponibilizam.

Você irá notar que é uma ferramenta que irá necessitar de bastante tempo de estudo.

Reconhecendo que a complexidade de uso é uma grande barreira para anunciantes que não desejam dedicar muito tempo à ferramenta, o Google criou uma versão simplificada da plataforma chamada de AdWords Express.

Google AdWords Express

 

Segundo o Google, o AdWords Express é uma “maneira mais fácil e simples” de anunciar, e é destinado aos “profissionais de marketing que trabalham sozinhos ou quando você não precisa de todos os recursos do Google AdWords. ”

Na comunidade de marketing digital costuma-se brincar que:

O AdWords Express é a maneira mais rápida de se começar e desistir de anunciar no Google.

A simplificação da versão Express retirou funcionalidades críticas para otimização de campanhas, como a drástica redução na capacidade de gestão das palavras-chaves.

O AdWords Express é otimizado para gerar cliques, mas o dentista precisa de otimização para ter novos pacientes na cadeira.

Google Chart

 

O sucesso com o AdWords raramente é rápido. Se bem administrado, ele é evolutivo.

São necessários meses de experimentos, testes A/B e muita otimização para se ter uma campanha realmente eficiente.

São muitas variáveis que podem influenciar nos resultados, e você precisa estar atento a todas.

Você basicamente terá que lutar com 2 forças contrárias aos seus resultados no AdWords.

A primeira é a configuração padrão do AdWords. Ele é preparado, por padrão, para extrair o máximo de cliques dos anunciantes.

Ao dar acesso a toda a audiência do Google, o AdWords funciona como uma grande tubulação de água com todas as torneiras abertas por padrão. É seu trabalho ir fechando e regulando cada torneira para não haver desperdício e estourar seu orçamento.

A segunda força contrária aos seus resultados é a competição. Outros anunciantes estarão sempre inflacionando os preços dos cliques com lances para aparecer na sua frente.

Google Corrente

 

Configurações Críticas para o Sucesso com o AdWords

Com as configurações corretas você evita aparecer em buscas com baixa probabilidade de conquista de um novo paciente particular, direcionando seu orçamento para ser competitivo nas buscas que realmente representam boas oportunidades.

Algumas configurações são óbvias e simples, como por exemplo a seleção do idioma. Outras são mais complexas e variam bastante de acordo com o segmento e objetivo da campanha.

Vamos explicar e orientar abaixo sobre as configurações que não são óbvias, e tratar sobre suas aplicabilidades ao marketing odontológico. Estas variáveis e áreas mais estratégicas irão necessitar de sua atenção especial.

Seguindo as instruções abaixo você irá reduzir cada vez mais seus custos e melhorar seus resultados no AdWords.

Tipo de Campanha

No tipo de campanha, escolha “Apenas rede de busca” e selecione “todas as funcionalidades”.

Você irá precisar ter acesso a todas as funcionalidades para criar uma campanha competitiva. Cada funcionalidade bem configurada vai te trazer uma maior vantagem competitiva.

E para aquisição de pacientes, só é vantajoso anunciar na rede de busca. Assim, você pode ignorar os outros tipos de campanha.

Geolocalização

Google Geolocalização

 

O Brasil não tem a precisão de geolocalização como tem nos EUA. Portanto, recomendamos selecionar sua cidade.

Nos EUA é possível selecionar bairros na funcionalidade de localização e ter uma ótima precisão. No Brasil, infelizmente, se você for tão preciso assim, você irá acabar deixando de aparecer para pessoas no seu bairro, e aparecer para pessoas fora de seu bairro.

Estratégia de Lance

Lance Google Ad

 

Escolha CPC manual.

A opção automatizada para maximizar conversão, a qual é recomendada pelo Google, é útil apenas em campanhas maiores com características diferentes das campanhas de dentistas.

CPC

Custo por clique (CPC) significa o quanto você paga por cada clique nos seus anúncios.

Ao escolher a estratégia de lance “CPC Manual”, você irá descobrir seu CPC máximo ideal com o passar do tempo em sua campanha. Este será o valor máximo que você está disposto a pagar por um clique.

Raramente o seu CPC real cobrado pelo Google será o mesmo que você definiu como seu CPC máximo. Ele frequentemente será menor; e nunca maior.

A escolha do valor do CPC dependerá de seu orçamento e sua estratégia de posicionamento no ranking. Procure escolher um CPC que lhe permita atingir uma posição média de pelo menos 3 (trataremos deste assunto em mais detalhes mais à frente).

Você irá descobrir seu CPC máximo com o passar do tempo em sua campanha. Se você não sabe o quanto colocar de início, sugerimos colocar 2 reais.

Extensões de Anúncio

Lance Google Ad

 

Procure usar todas as extensões de anúncio disponíveis. Mas preste especial atenção para as extensões de endereço e telefone.

Sendo que a extensão de anúncio de endereço precisará ser integrada com sua listagem no Google Meu Negócio. Vamos tratar deste assunto mais para frente.

Informação INSIDER

Apenas use extensões de anúncio a nível de campanhas. Não use a nível de conta e grupo de anúncio.

Apenas use extensões de anúncio a nível de campanhas. Não use a nível de conta e grupo de anúncio.

E nunca marque o box de dispositivos móveis dela.

Não conte para ninguém.


Palavras-chaves

Pense em quais palavras seus pacientes usariam no Google para encontrar os seus serviços.

Seus pacientes podem buscar por suas especialidades, procedimentos ou até mesmo por um objetivo. Faça uma lista de suas palavras-chaves e separe elas em grupos por relevância e semelhança.

Posteriormente você vai adiciona-las à pequenos grupos de anúncios que você irá criar. Sugerimos um máximo de 4 palavras-chaves por grupo de anúncio, para facilitar seu trabalho de otimização (iremos tratar deste assunto mais à frente).

Nunca use apenas uma única palavra isolada, já que você alcançaria um número muito grande de pessoas e dificultaria bastante o trabalho de otimização. Procure usar no mínimo 2 palavras para cada adição de palavra-chave.

Evite usar palavras-chaves sobre sintomas, como “dor de dente” por exemplo. Seus anúncios terão melhores resultados se aparecerem na etapa de Seleção da jornada do paciente.

Google Ads Seleção

 

É importante também que você aprenda sobre as opções de correspondência das palavras-chaves.

Todo este controle de segmentação através do uso de palavras-chaves te oferece uma infinidade de possibilidades.

Esta etapa inicial de seleção de palavras-chaves depende bastante de seu “feeling”. São suas apostas ou experimentos. Na etapa de mensuração você irá descobrir quais destas suas apostas estão dando certo, e quais não estão.

Este loop de experimentos com mensuração e otimização é uma constante no marketing digital.

Anúncios

Os anúncios são criados dentro dos grupos de anúncios.

Um grupo de anúncios não apenas agrupa anúncios, mas também agrupa palavras-chaves.

Cada anúncio que você criar é um experimento, como cada palavra-chave. A diferença é que nos anúncios você pode delegar a escolha dos melhores anúncios para o algoritmo do Google. Ele faz isso automaticamente, levando em consideração principalmente a taxa de cliques. Já com as palavras-chaves, a otimização terá que ser feita pelas suas análises.

Como todo experimento, as primeiras versões dependem muito de seu feeling. Ou seja, você vai procurar escrever anúncios que despertem o interesse dos usuários em clicar.

Porém, como regra geral, procure sempre ter no texto de seus anúncios as palavras-chaves presentes no grupo de anúncio. Por isso recomendamos no máximo 4 palavras-chaves por grupo de anúncio. Esta é uma dica importante, pois irá melhorar seu índice de qualidade e reduzir os seus custos.

Conversão

Uma conversão é uma ação que é contabilizada quando alguém clica em seu anúncio e, em seguida, realiza uma ação que você definiu como valiosa. No marketing odontológico, a ação que sugerimos é a ligação.

O Google ganha com a cobrança por cliques. Portanto, os anunciantes que mais aparecem são os que tem as melhores taxas de cliques.

Porém, para você, o clique é apenas o começo de seu funil de conversão de usuários em pacientes. O seu retorno está na consulta e tratamento.

Google Ads Funil

 

Esta realidade deixa seu trabalho duplamente desafiador. Você precisa gerar muitos cliques, e estes cliques precisam gerar consultas. Você não pode otimizar apenas para consulta.

Por exemplo, se você estiver anunciando na palavra-chave “dentista” e colocar em seu anúncio textos como “Cobramos avaliação”, “Consulta R$ 500” e “Não aceitamos convênio ”, sua taxa de cliques será baixa. Quem estiver buscando por “dentista popular” ou “dentista emergência” provavelmente não irá clicar em seu anúncio. E com uma taxa de cliques baixa seu anúncio deixará de ser exibido pelo Google.

A forma correta de filtrar a audiência é através da palavra-chave, e não do anúncio.

Se você oferece uma odontologia de alto padrão, anuncie em palavras-chaves como “dentista particular” ou “melhor dentista”. No seu anúncio ressalte apenas seus benefícios, para que você tenha alta taxa de cliques (CTR).

Lembre-se de seu duplo desafio: alto CTR e alta taxa de conversão.

Para negócios em que a transação é fechada online, o AdWords disponibiliza um tag de conversão. Assim, o anunciante consegue identificar as campanhas, grupos de anúncio e termos de busca que estão gerando venda.

Porém, para dentistas, não é possível usar o tag de conversão para mensurar a última etapa do funil de conversão – a consulta.

A consulta é agendada pelo telefone, saindo do alcance de mensuração do Google. Então, o indicado é mensurar as ligações, já que ela é a ação mais próxima da conversão final desejada.

Esta mensuração de ligações hoje se faz com números especiais de rastreamento. Mas, infelizmente, o serviço de números de rastreamento do Google ainda não está disponível no Brasil; pelo menos no momento em que este guia foi atualizado pela última vez. Para verificar se já está disponível no Brasil, clique aqui.

Clientes BRMed - Odontologia

 

Os clientes do BRMed tem números inteligentes de rastreamento que além de mensurar todas as ligações, oferecem outras funcionalidades que permitem melhorar cada vez mais a conversão de ligações em consultas.

Os números inteligentes do BRMed são integrados com o Google, e são definitivos. Já os números disponibilizados pelo Google são temporários. Ou seja, hoje um paciente pode te ligar em um número, e amanhã este número não direcionar mais para seu consultório.

E lembre-se que seu funil de conversão apenas termina com o paciente na cadeira. É muito importante você ter uma gestão ativa em cima de suas ligações para otimizar a conversão desta etapa do funil também.


Criação, Mensuração e Otimização

Criação, mensuração e otimização é um loop infinito no marketing digital.

infinito no marketing digital

 

O que funciona hoje pode deixar de funcionar amanhã. E amanhã podem surgir novas oportunidades.

O que você tinha certeza de que iria funcionar, pode não funcionar na prática. E o que você achou que não ia funcionar mas decidiu testar, pode gerar resultados melhores do que você jamais imaginou ser possível.

Vamos abaixo tratar de cada uma destas etapas:

1Criação

No processo de criação, você inicia com sua imaginação e intuição.

Algo que você leu ou viu te trouxe uma nova ideia. Pode ter sido também uma conversa com um amigo ou paciente.

Você acha que os usuários que estão buscando no Google determinada palavra poderão se interessar pela sua prática.

Você acha que uma chamada especifica em seu anúncio irá despertar o interesse dos usuários.

Você acha que obter uma média de terceira posição nos resultados das buscas é o que vai te trazer os melhores resultados.

E assim vai....

Você vai construindo suas hipóteses. E vai montando seus experimentos.

Lance Google Ad

 

2Mensuração

A segunda etapa é mensurar os resultados na prática de suas hipóteses.

Comece a estudar os relatórios do AdWords para ver o que está funcionando e o que precisa ser pausado.

A mensuração de sua campanha pode ser diária ou semanal. Isso vai depender do volume de cliques de sua campanha e do seu tempo. O importante é mensurar detalhadamente cada aspecto e sempre.

Com o tempo, você irá ir conhecendo melhor as configurações e suas possíveis combinações, e irá notar uma semelhança com o cubo mágico. Você vai mexendo e misturando as variáveis, e novas combinações vão surgindo. E com isso, possíveis novos insights de melhoria de sua campanha.

volume de cliques de sua campanha e do seu tempo

 

O AdWords lhe oferece uma tecnologia robusta que lhe permite gerar relatórios muito detalhados, e visualizar sua campanha sob diferentes prismas.

O volume de dados disponível para análise e suas combinações é praticamente ilimitado. Por isso o BRMed, assim como outras empresas de MarTech, usa ferramentas de machine learning e inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões que ajudem na otimização das campanhas. No caso do BRMed, com foco em marketing médico e odontológico.

Para o dentista que irá mensurar o resultado de sua campanha sem a ajuda de supercomputadores e algoritmos, recomendamos dar especial atenção aos relatórios e métricas abaixo:

Parcela de Impressões

Adicione a coluna de parcela de impressões em suas campanhas e grupos de anúncio.

Seu objetivo é ter esta métrica o mais próximo de 100%.

Se ela estiver abaixo de 95%, você tem um problema de orçamento, CPC máximo ou índice de qualidade. Obviamente, o que precisa ser investigado.

Taxa de cliques (CTR)

A taxa de cliques é uma métrica indispensável. Uma taxa de cliques alta demonstra que seu anúncio é relevante e reduz seus custos por clique. Uma taxa de cliques baixa mostra que ele não está gerando interesse de quem está buscando, aumenta seus custos e pode reduzir sua parcela de impressões.

É fundamental que você sempre analise seu CTR em todos os níveis: da campanha, grupo de anúncio e palavra-chave.

Custo médio por clique (CPC médio)

Seu custo médio por clique varia de acordo com o índice de qualidade das suas palavras-chaves e sua posição média.

Como regra geral, quanto maior seu índice de qualidade, menor é o seu CPC. E quanto menor for sua posição média, menor será seu CPC.

Seu CPC médio deve ser cuidadosamente monitorado também em todos os níveis, desde sua campanha até suas palavras-chaves.

Posição média

Seus anúncios irão variar de posição ao longo do dia, e isso é normal.

Não fique fazendo buscas no Google pelas suas palavras-chaves para ver sua posição. O Google usa diversos fatores para ranquear seus resultados, e um deles é a personalização. Ou seja, você pode ver um resultado em seu smartphone e outra pessoa do seu lado ver um resultado diferente no smartphone dela.

Se você quiser verificar sua posição em determinado momento, use esta ferramenta.

Não deixe de estar sempre acompanhando a coluna “Pos. méd. ”, também em todos os níveis de sua campanha. Sua posição média tem influência direta na sua taxa de cliques.

Para mostrar o efeito da posição no CTR, colocamos abaixo um quadro comparativo de um estudo feito pela Accuracast.

Pela experiência do BRMed com marketing odontológico, estas taxas são próximas da média que notamos em palavras-chaves de maior volume de buscas.

Pela experiência do BRMed com marketing odontológico, estas taxas são próximas da média que notamos em palavras-chaves de maior volume de buscas.

 

Custo Vs Orçamento

Você também precisa estar sempre acompanhando os custos em todos os níveis de sua campanha, e prestando atenção se eles não estão sendo limitados pelo orçamento.

Se o seu custo está sendo limitado pelo orçamento, você precisa ponderar 2 alternativas: Aumentar o orçamento ou pausar as palavras-chaves e anúncios que estão gerando menor resultado.

Deixar suas campanhas com o status de “Limitada pelo orçamento” por muito tempo não é indicado, pois em sua campanha sempre terá palavras-chaves que performam melhor do que outras. Com um orçamento reduzido, o investimento tem que ser concentrado nas palavras que melhor performam.

Índice de Qualidade

Índice de qualidade é uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. Anúncios de melhor qualidade podem resultar em preços mais baixos e melhores posições.

Um alto índice de qualidade é uma forma do Google dizer que seu anúncio atende bem as necessidades dos usuários impactados.

Você encontra o Índice de qualidade (exibido em uma escala de 1 a 10) e seus componentes (taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino) na coluna "Status", no relatório de palavra-chave. Você precisa passar o mouse em cima do ícone marcado abaixo. E é recomendável também adicionar a coluna de índice de qualidade para uma verificação rápida do índice de cada palavra.

Qualidade Google Ads

 

O índice de qualidade tem 3 componentes principais:

1. Taxa de cliques esperadaA probabilidade de seu anúncio ser clicado
2. Relevância do anúncioO nível de correspondência entre seu anúncio e a intenção por trás da pesquisa do usuário
3. Experiência na página de destinoO nível de relevância, transparência e facilidade de navegação da sua página para os usuários

Cada anúncio tem um status que indica:

  • "acima da média"
  • "na média"
  • "abaixo da média"

Assim você pode diagnosticar a sua nota do índice de qualidade e tentar melhorá-la.

Para definir o ranking dos anunciantes do AdWords, o Google usa um valor chamado de Ad Rank (Classificação de Anúncio). Este valor combina o CPC com o índice de qualidade.

O índice de qualidade pode te dar um desconto no seu CPC ou uma penalidade (aumento), conforme tabela abaixo baseada em dados obtidos pelo WordStream.

Portanto, a mensuração constante do índice de qualidade é muito importante para se manter uma campanha eficiente.

Índice de Qualidade Google Ads

 

Taxa de Conversão e Custo por Conversão

ROI Google ADS

 

A taxa e custo de conversão são umas das métricas mais importantes para se monitorar a efetividade de sua campanha, pois ela mostra como cada palavra, anúncio, dispositivo ou outras variáveis estão contribuindo para que você atinja seu objetivo final.

No marketing odontológico, a conversão é o paciente iniciando o tratamento. Porém, o aceite do paciente em iniciar o tratamento não ocorre online, como ocorre em uma compra no comércio eletrônico.

Esta limitação técnica de associar o aceite do paciente em iniciar o tratamento com sua campanha no AdWords impede que você tenha uma visão precisa do “tratamento por clique”.

Mas esta limitação não significa que você não deva mensurar conversões.

Gerenciar campanhas eficientes no AdWords sem mensurar conversões é uma tarefa próxima do impossível. Afinal, como você irá tomar decisões sobre cada palavra-chave e anúncio se você não souber o que acontece após os cliques gerados?

Como você não consegue mensurar o “tratamento por clique”, o recomendado é que você use como conversão a ação mensurável mais próxima do tratamento no funil de conversão. Esta ação é a “ligação”, o que irá te permitir mensurar a “ligação por clique”

Ação mensurável mais próxima do tratamento no funil de conversão

 

Você tem 2 formas de mensurar as ligações por clique:

• Número de telefone de encaminhamento de chamadas: A melhor forma de mensurar as ligações geradas pelos seus anúncios para seu consultório ou clínica é usando números de encaminhamento ou rastreamento.

O Google disponibiliza números de encaminhamento, mas não para o Brasil.

Sendo um assinante do BRMed, você terá acesso a um número inteligente de encaminhamento exclusivo, o qual é integrado com o AdWords e oferecendo funcionalidades extras de gestão para que você melhore a taxa de ligações em tratamentos.

• Tag de conversão: Caso você não use um número de encaminhamento, sugerimos que você não mostre seu número de telefone em sua página de destino.

Em sua página de destino, coloque uma chamada para entrar em contato ou ver telefone. Após o clique nesta chamada, o usuário será direcionado a uma nova página com o número do telefone e o tag de conversão do Google. O AdWords tem um passo a passo de como implementar o tag em seu site.

A solução do tag de conversão não é a ideal, pois exige que o usuário de mais um clique para acessar seu telefone. Porém ela é uma alternativa para quem não quiser usar números de encaminhamento; e com certeza muito melhor do que não mensurar conversões.

3Otimização

Após a etapa de mensuração, você irá identificar diversos pontos que precisam de sua atenção.

Estes pontos de atenção são as métricas que estão acima ou abaixo do esperado.

Google Otimização

 

As métricas acima do esperado são suas “surpresas positivas” e as abaixo do esperado são suas “surpresas negativas”. Ambas são muito importantes de serem analisadas.

As boas surpresas devem ser analisadas em busca de oportunidades de expansão. Ou seja, você quer intensificar e replicar o sucesso.

Algumas perguntas que você deve se fazer ao ver estas métricas positivas são:

É possível aumentar o orçamento para estas ações que estão dando certo?

Consigo replicar a característica que está dando certo nesta ação em outras ações?

As surpresas negativas devem ser investigadas com o intuito de consertar ou pausar.

Vamos abaixo tratar de alguns rituais de otimização que devem fazer parte de seu dia a dia.

Índice de Qualidade

O índice de qualidade das palavras-chaves é um fator tão importante para sua gestão que o Google criou um guia de otimização apenas dele.

O valor do índice de qualidade irá te poupar tempo pois em uma só métrica você detecta a saúde de sua palavra-chave em relação aos componentes: taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino.

Você não deve deixar palavras-chaves ativas com menos de 5 em índice de qualidade; a não ser que esta palavra tenha boa taxa de conversão.

Para palavras com valor abaixo de 5, você deve tentar otimizar os componentes abaixo para elevar o índice de qualidade; ou pausá-las.

Manter palavras-chaves com baixo índice de qualidade ativas em sua campanha pode comprometer sua campanha como um todo.

Sua meta é manter sua classificação “acima da média” ou “na média” em todos os componentes do índice de qualidade. Porém esta não é uma tarefa fácil.

Cada componente tem sua importância, como mostra este gráfico abaixo que reflete um estudo de engenharia reversa feito pelo Acquisio.

Engenharia reversa feito em 2017 pelo Acquisio.

 

Taxa de cliques esperada : Se sua taxa de cliques esperada estiver classificada como "abaixo da média", crie novos anúncios com chamadas que possam atrair mais o interesse. Cada anúncio será um experimento, e o Google irá automaticamente testa-los e passar a exibir o que tiver melhor taxa de clique.

Lembre-se que algumas das técnicas convencionais para aumentar o CTR como a palavra “grátis” e “desconto” podem ir de encontro com as normas de propaganda e publicidade dos conselhos de odontologia.

Relevância do anúncio: Este componente mede a relevância da palavra-chave em relação aos seus anúncios.

Se a palavra-chave estiver com status de “abaixo da média”, verifique se ela é relevante para os anúncios do grupo de anúncio, e se ela está presente nos anúncios.

A forma mais fácil de ter boa relevância em todas as palavras-chaves em um grupo de anúncio é tendo poucas palavras-chaves por grupo.

Experiência na página de destino: A página destino é a página que o usuário acessa após clicar no seu anúncio.

Um dos erros mais comuns que notamos nas campanhas de dentistas no Brasil é não usar página de destino com alta relevância ao anúncio; sendo que a maioria anuncia para todas as palavras-chaves a mesma página.

Vamos supor que você anunciou na palavra-chave “implante dentário”. Se na sua página destino não tiver a palavra “implante dentário”, ou uma palavra com forte semelhança como “implantodontia”, é praticamente certo de sua página destino ser classificada como “abaixo da média”.

Avalie a relevância da página destino para cara grupo de anúncios. Verifique se sua página é amigável para celulares. Use nosso infográfico abaixo como sua lista de checagem.

Grupo de Anúncios - Avalie a relevância da página destino para cara grupo de anúncios. Verifique se sua página é amigável para celulares.

 

Termos de pesquisa e Palavras negativas

Os termos de pesquisa são as palavras que os usuários digitaram antes de visualizar seu anúncio.

Os termos de pesquisa são diretamente relacionados as suas palavras-chaves, mas não necessariamente idênticos.

Você pode, por exemplo, ter a palavra-chave “implante dentário em campinas” e seu anúncio aparecer para um usuário que usou o termo de pesquisa “curso de implante dentário em campinas”.

Obviamente, receber um clique de uma busca por “curso de implante dentário em campinas” ou “implante dentário grátis em campinas” não vai te levar a aquisição de um novo paciente.

Por isso é essencial que você sempre esteja acessando o relatório de termos de pesquisa para saber o que os usuários estão digitando antes de ver seu anúncio.

Nossa sugestão é que você acesse o relatório de termos de pesquisa dentro de cada grupo de anúncio, como demonstrado na imagem abaixo.

Grupo de Anúncios - relatório de termos de pesquisa dentro de cada grupo de anúncio

 

Olhar o relatório de termos de pesquisa é um ritual que você precisa seguir semanalmente, já que ele vai ser essencial para a redução do custo de sua campanha.

Ao analisar os termos pesquisados, você irá notar muitas palavras que aparecem junto de suas palavras-chaves, mas que anulam o seu interesse em exibir seu anúncio na pesquisa.

Seu próximo passo, então, é anotar estas palavras e adicioná-las na lista de palavras-chaves negativas da campanha; como mostra na imagem abaixo.

Google - anotar estas palavras e adicioná-las na lista de palavras-chaves negativas da campanha

 

Você talvez se surpreenda com tantas palavras que você jamais imaginou que seus usuários fossem usar junto de suas palavras-chaves, e que tornam a pesquisa irrelevante para sua prática.

Para deixar suas análises de termos de pesquisa bem precisas e produtivas, na tela do relatório clique em colunas > modificar colunas > Atributos, adicione “palavra-chave” e depois clique em “salvar”. Assim você saberá qual palavra-chave disparou qual termo de pesquisa.

qual palavra-chave disparou qual termo de pesquisa

 

Conversão

De todas as métricas, esta é a mais importante para suas decisões de otimização.

Conhece o ditado de que “em time que está ganhando não se mexe”?

Isso se aplica com relação a conversão, já que esta métrica mostra quando você está ganhando.

Google - aplicação com relação a conversão

 

Ou seja, se a taxa de conversão e custo por conversão / aquisição estiverem bons, pouco importa se o anúncio, palavra-chave, índice de qualidade ou qualquer outra métrica não te agradam por completo.

Portando, não deixe de adicionar estas colunas de conversão em todos os seus relatórios. Esta é métrica que você deseja olhar em todas as dimensões: Campanha, Grupos de Anúncio, Palavras-chaves e Termos de pesquisa.

Google Cliques - Campanha, Grupos de Anúncio, Palavras-chaves e Termos de pesquisa

 

Quando uma palavra-chave tiver gerado um número significativo de cliques e não estiver gerando conversões, você tem que analisar todos as possíveis causas.

Procure se fazer estas perguntas:

  • O índice de qualidade desta palavra está acima de 5? Se não, consertar.
  • Quais são os termos de busca que estão associados a esta palavra-chave e que estão sem conversão? Verificar se não existem oportunidades de negativação de palavras.
  • A página destino do anúncio está motivando o paciente a ligar para sua prática?
  • Quem são os concorrentes que estão aparecendo ao seu lado nas buscas por esta palavra-chave? Veja aqui, e analise se algum deles está com alguma proposta mais atraente para o paciente.

CPC e Posição Média

Verifique quais grupos de anúncio e palavras-chaves estão com CPC alto e posição média inferior a esperada.

Estes indicadores são normalmente o início de uma investigação que irá gerar ações importantes de otimização.

Faça uma análise competitiva e verifique todas as demais métricas críticas para diagnosticar o problema e corrigi-lo.

Ajustes de Lance por Dispositivo

Você pode avaliar o desempenho por dispositivo e fazer ajustes de lance. Os dispositivos são: "Computador", "Celular" e "Tablet".

Estes ajustes são particularmente úteis quando você perceber que algum dispositivo gera melhores resultados do que outros. Assim, você pode querer subir o lance deste dispositivo para alcançar uma melhor posição nele.

Para mensurar a performance por dispositivo e otimizar a campanha com ajustes de lance, clique na campanha desejada, depois em configurações e dispositivos; como na imagem abaixo.

Google Campanha

 

Google Maps & Google Meu Negócio

Google Maps Meu Negócio

 

Há um tempo atrás o Google tinha o propósito de organizar os websites e informações de terceiros, e direcionar os usuários para as fontes de informação mais relevantes à busca feita.

Porém, com o tempo, o Google está cada vez mais optando por manter o conteúdo em seu site, e não direcionar mais os usuários para sites de terceiros.

Esta mudança de estratégia e comportamento do Google está causando um tsunami na indústria e gerando protestos em todo o mundo.

Na Europa, o Google recebeu a maior multa de todos os tempos por abuso de seu poderio econômico ao fazer as comparações de preço de produtos dentro do próprio Google, ao invés de direcionar o usuário para sites de terceiros que oferecem este serviço.

Esta onda de “verticalização” do Google está cada vez afetando mais segmentos.

Antes, você comparava hotéis em diretórios de viagem como o Trip Advisor e Trivago. Agora o Google tem as informações e tarifas dos hotéis, e oferece este serviço diretamente no resultado das buscas.

Antes, o usuário acessava diretórios e sites de restaurantes. Hoje o usuário não precisa mais sair do Google para acessar avaliações, fotos e até mesmo o menu de restaurantes.

Antes, o usuário acessava diretórios para encontrar serviços locais. Hoje, cada vez mais, o usuário usa o Google e Google Maps para localizar e tomar decisão sobre serviços locais, sem nem mais irem ao site da empresa.

Google Meu Negócio - Hoje o usuário não precisa mais sair do Google para acessar avaliações, fotos e até mesmo o menu de restaurantes

 

Portanto, ter a presença de sua prática ou estabelecimento odontológico no Google Maps é mandatório para seu sucesso.

E o início para construir uma forte presença no Maps é através do Google Meu Negócio.

O Google Maps tem ganho cada vez mais importância nos resultados das buscas tradicionais do Google, e com tendência de crescimento, como você pode ver no gráfico abaixo.

Google Resultados de Busca - Tendência de Crescimento

 

Olhando uma página de resultado de busca do Google, conseguimos entender porque cada vez mais os usuários interagem com o AdWords e Maps, e menos com o orgânico tradicional.

Google - usuários interagem com o AdWords e Maps

 

Passo a Passo para as Primeiras Posições no Google Maps para Dentistas

Estar presente no Google Maps e ser encontrado quando alguém buscar pelo seu nome irá depender apenas de você adicionar ou reivindicar a ficha cadastral de seu consultório ou clínica odontológica.

Estar nas primeiras posições quando os usuários buscarem pela sua especialidade na sua região será mais trabalhoso, e iremos detalhar abaixo como fazer.

De qualquer forma, o primeiro passo é adicionar ou reivindicar sua ficha cadastral, como mostra o vídeo abaixo ou usando este passo a passo do Google.

Nesta etapa de verificação e preenchimento de seu perfil / ficha cadastral no Google Meu Negócio, se certifique de que você não ignorou nenhum destes importantes itens abaixo.

  • Coloque o nome real de sua prática ou consultório / clínica
  • Coloque suas especialidades odontológicas nas categorias
  • Adicione no mínimo 3 fotos do local de atendimento
  • Siga as etapas de verificação de endereço até o final
  • Adicione seus horários de atendimento
  • Adicione todos os seus telefones comerciais. Mas não adicione seu telefone pessoal, uma vez que o perfil é público e comercial.
  • Vincule sua conta no AdWords a seu perfil no Google Meu Negócio
  • Preencha todos os campos solicitados, para que seu perfil tenha o índice de 100% de preenchimento

É importante também que você leia as diretrizes para ter um perfil no Google Meu Negócio; em especial a seção para profissionais liberais.

Recomendamos que todo dentista tenha um perfil para sua prática, separado do perfil do consultório ou clínica. E neste perfil de sua prática coloque “Dr.” antes de seu nome.

Caso você seja o proprietário de um consultório e apenas atenda pacientes neste estabelecimento, é recomendado que tenha apenas um perfil. Neste caso, o nome do perfil tem que conter o nome do seu consultório e o seu nome no qual é conhecido (sua “marca pessoal”). Ex: Consultório XYZ | Dr. Nome Sobrenome

Google - o nome do perfil tem que conter o nome do seu consultório

 

Se seu consultório ou clínica tem vários dentistas, instrua para que cada um crie o perfil de sua prática, usando o endereço e telefone de seu estabelecimento.

Uma vantagem de ter a listagem individual dos dentistas é que as mesmas podem estar categorizadas e otimizadas para suas respectivas especialidades, gerando exposição para seu estabelecimento em mais buscas. Além de naturalmente estarem otimizadas para a busca pelo nome do profissional.

Subindo no Ranking e Aparecendo no Mapa

Após ter seu perfil criado no Google Meu Negócio, você irá precisar de algumas outras ações extras para subir no ranking das buscas por especialidades.

Google - Ranking das buscas por especialidades

 

Existem fatores determinantes do ranking dos resultados das buscas locais por dentistas que estão fora de seu alcance. Você não tem gestão, por exemplo, de fatores como proximidade e personalização.

A proximidade é um fator crítico no algoritmo de ranqueamento do Google.

Por exemplo, se um usuário em seu smartphone, localizado no bairro do Leblon no Rio de Janeiro, busca por “ortodontista”, e seu consultório é no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro, você não irá aparecer nas primeiras posições desta busca. Isso porque o Google ordena as primeiras posições a partir de um raio de proximidade.

O Google não ordena os resultados por proximidade. Ele seleciona um raio de proximidade para identificar os resultados que são elegíveis para aparecer na listagem e serem ordenados.

O Google não ordena os resultados por proximidade. Ele seleciona um raio de proximidade para identificar os resultados que são elegíveis para aparecer na listagem e serem ordenados.

 

Outro fator que está fora de seu controle é um fator chamado de “personalização”. Este fator é um algoritmo usado pelo Google para melhorar a experiência do usuário.

O Google não divulga seus algoritmos, mas sabemos que os resultados de buscas sofrem algumas variações de usuário para usuário. Isso porque o Google monitora seu comportamento online e usa esta informação para tentar exibir informações que lhe sejam mais relevantes.

A boa notícia é que existem outros fatores muito importantes nos quais você tem capacidade de gestão, e pode usá-los a seu favor para subir no ranking.

Existem outros fatores muito importantes nos quais você tem capacidade de gestão, e pode usá-los a seu favor para subir no ranking

 

Recomendamos que concentre seus esforços nos fatores listados abaixo.

Citações e NETS

Um dos fatores usados pelo Google para mensurar a credibilidade e força de seu negócio é a mensuração da quantidade e qualidade das citações de sua prática ou consultório / clínica na internet.

Se sua prática ou estabelecimento estiver sendo mencionado / citado em outros sites, e com consistência nas informações (Nome, Telefone, Endereço e Site), o Google ganha confiança de que seu negócio realmente existe e está de fato no endereço e telefone registrados em seu perfil no Google Meu Negócio.

Se estas citações estiverem em sites considerados de boa reputação pelo Google, ele ganha ainda mais confiança sobre seu negócio.

Portando, as citações e consistência no seu NET é um fator muito importante para que sua prática ou consultório esteja bem ranqueado.

Como em toda outra área do marketing online, o sucesso com as citações depende de muitas técnicas e uma significativa dose de esforço e determinação. Para aprofundamento no assunto, recomendamos que leia nossos artigos abaixo sobre estes assuntos, os quais tem recomendações práticas do que precisa ser feito.

Citações: Descubra como as citações locais podem impulsionar seus resultados no Google Maps

NET: A Importância do NETS na Busca Local

Backlinks

Todo link presente em algum site de terceiro que aponta para sua página ou site é chamado, em marketing, de backlink.

Estes backlinks são considerados um voto de confiança para sua página.

Porém, este sistema de votação não é democrático. Ou seja, os votos não têm o mesmo peso.

Um voto de um site com boa reputação no Google vai passar mais reputação / importância para sua página do que um backlink vindo a partir de um site de menor reputação.

O algoritmo responsável por este controle de backlink no Google é chamado de PageRank.

A esquemática abaixo fornece uma boa visão da passagem de reputação através de links entre as páginas.

Boa visão da passagem de reputação através de links entre as páginas.

 

A quantidade e qualidade dos backlinks para sua página é um fator importante para seu ranking nos resultados das buscas locais no Google.

Para ver o passo a passo de como conquistar backlinks de qualidade para melhorar seu ranking, leia este nosso artigo.

 

Avaliações

Sua reputação online está atrelada as avaliações que você recebe no Google, Facebook e em outros sites. E esta reputação é usada não somente pelo Google na definição do ranking das buscas, como também pelos seus pacientes em potencial.

As avaliações são o ponto de partida no processo de tomada de decisão de um negócio local.

Google REVIEWS

 

O Google, muitas das vezes, exibe nos perfis do Google Meu Negócio as avaliações sobre seu consultório feitas em outros sites também. Isso acontece porque o Google sabe que as avaliações são de extrema importância para o usuário. Então ele usa robôs para identificar avaliações em outros sites que usam tags de dados estruturados.

Google Robo de Busca

 

Todas as avaliações têm importância para o ranqueamento nos resultados das buscas, porém as avaliações feitas diretamente no Google Meu Negócio tem peso maior.

Quando um paciente acessa seu perfil para decidir se irá ou não fazer uma ligação para marcar uma consulta, o fator mais importante usado para sua decisão é a quantidade e qualidade das avaliações. A importância das avaliações online para a escolha de um profissional de saúde já foi demonstrada em inúmeras pesquisas.

Porém não são todos os profissionais que se sentem confortáveis e animados com esta nova era de avaliações online de pacientes.

A assimetria da informação entre dentistas e pacientes normalmente é a justificativa que mais leva ao desconforto dos dentistas.

O objetivo do profissional de odontologia é a saúde bucal; e ele (a) tem profundo conhecimento sobre os desafios e caminhos para se atingir este objetivo. Porém, algumas vezes, o paciente tem expectativas não-realistas pela ausência do mesmo conhecimento que tem o profissional. Quando esta assimetria da informação e divergência de expectativas não consegue ser equacionada, o paciente tende a ter uma visão negativa do profissional.

Quando esta assimetria da informação e divergência de expectativas não consegue ser equacionada, o paciente tende a ter uma visão negativa do profissional

 

Justa ou não, uma avaliação negativa impacta prejudicialmente seu negócio da mesma forma.

Existem formas e processos de se evitar que pacientes deixem avaliações negativas online sobre a sua prática. Basicamente, o objetivo destes processos é direcionar seus pacientes satisfeitos para escreverem avaliações online sobre o seu atendimento, e direcionar os insatisfeitos para um processo interno de conciliação.

É recomendado, de alguma forma, tentar reverter ou amenizar a insatisfação. Uma das maiores causas de rancor é a indiferença do dentista com a insatisfação do paciente.

Os membros do BRMed têm acesso a uma solução completa de marketing para obter boa reputação & ranking no Google. Esta solução inclui uma tecnologia muito simples de usar no dia a dia do dentista para estimular avaliações positivas e bloquear avaliações negativas.

É comum, em todos os segmentos, os negócios tentarem manipular as avaliações através da criação de contas fictícias para esta tarefa.

Os membros do BRMed têm acesso a uma solução completa de marketing para obter boa reputação & ranking no Google.

 

Nós do BRMed desaconselhamos esta ideia pelo grande risco de penalização do Google.

Por ser uma prática comum, o Google desenvolveu um sofisticado algoritmo para classificar a probabilidade de uma avaliação ser legítima ou não. E o Google tem acesso a dados que permitem este algoritmo ter grande acuracidade!

Google tem acesso a dados que permitem este algoritmo ter grande acuracidade!

 

O Google está praticamente presente em todos os celulares e computadores. O Android é o sistema operacional mais usado no mundo. O Google é onipresente.

Então, quando um usuário escreve uma avaliação no Google, o Google sabe qual o IP do usuário, aonde ele está e esteve nos últimos dias, quais sites visitou, etc.

Desta forma, recomendamos que sua energia seja canalizada para apenas atrair boas avaliações legítimas para seu perfil no Google Meu Negócio.

Capítulo 8

Diretórios e sites de nicho

Você já deve ter notado a grande quantidade de diretórios e sites de nicho para médicos e dentistas. E provavelmente você deve estar se perguntando:

Vale a pena estar presente nestes sites?

Diretórios e sites de nicho - Vale a Pena?

 

Sendo bem pragmático...

Vale a pena sim. Mas, provavelmente, por uma razão que você não imagina.

Estes diretórios e sites de nicho normalmente vendem a ideia de que são muito visitados por pacientes e que, portanto, é importante que você esteja neles.

Alguns deles oferecem agendamento online de consulta, com a proposta de aumentar a aquisição de pacientes.

Vamos então quebrar alguns mitos.

Proposta de aumentar a aquisição de pacientes.

 

Mito 1: Diretórios de médicos e dentistas são ótimas ferramentas de aquisição de pacientes

O usuário, em sua grande esmagadora maioria, começa a pesquisa por dentistas no Google. E agora, com o Google cada vez mais tendo conteúdo sobre os dentistas, está também terminando a pesquisa no Google.

Quando o usuário chega em um destes diretórios de profissionais da saúde, ele normalmente veio através do Google.

Com o Google cada vez mais evoluindo com sua estratégia de fazer com que o usuário encontre o que está buscando sem sair do Google, estes diretórios estão cada vez mais perdendo visitas.

Portanto, não espere adquirir pacientes através destes diretórios

Mito 2: As ferramentas de agendamento de consulta online são ótimas para aquisição de novos pacientes

Mesmo nos EUA, onde os usuários têm mais propensão em testar novas tecnologias, a grande maioria dos dentistas que usam ferramentas de agendamento de consulta online não conseguem recuperar o investimento feito nelas com o lucro de novos pacientes que chegam a partir delas nestes diretórios.

As ferramentas de agendamento online de consultas não devem ser vistas como ferramentas de aquisição de pacientes.

Elas são ferramentas para aumentar a eficiência de seu negócio e reduzir o número de “no show ”.

Agendamento online de consultas não devem ser vistas como ferramentas de aquisição de pacientes.

 

Então, por que vale a pena participar destes diretórios de saúde?

Porque eles são excelentes fontes de citação.

Participando destes diretórios e tendo consistência em seu NETS, você sinaliza para o Google que seu negócio existe e que seus dados estão corretos.

Capítulo 9

Como definir um orçamento de marketing odontológico e quais resultados esperar

A expectativa de retorno rápido e certo de investimentos em marketing não é incomum.

Costuma-se pensar: Se vou investir 1 real em marketing, que 2 reais de volta em lucro.

A expectativa de retorno nos investimentos em marketing faz total sentido. Porém o retorno não é tão claro e rápido como gostaríamos. E muito menos certo.

Um marketing bem feito pode ser um forte catalisador de crescimento de um negócio. E em raros casos, o retorno é rápido e claro como cristal.

Na maioria das vezes, um marketing de sucesso gera um efeito positivo de longo prazo, com um crescente número de recomendações dos novos pacientes satisfeitos e consultas recorrentes dos pacientes conquistados.

A primeira regra para se ter um bom retorno em marketing odontológico é oferecer um serviço odontológico de qualidade e competitivo.

Sua proposta de valor para seu paciente precisa ser muito boa. Esta percepção do paciente é importante para amplificação de seus resultados.

Costumamos nos inspirar por alguns casos de sucesso relâmpago como Uber, Netflix, Dropbox e Airbnb. Estas empresas, sem sombra de dúvidas, oferecem um excelente serviço. Porém, o que muitos não sabem, é que estas empresas ainda não dão lucro.

No mercado competitivo de hoje em dia, o crescimento tem seu custo. E um dos maiores custos para um rápido crescimento é o investimento em marketing.

No marketing odontológico online, o crescimento é gradativo e evolutivo. Isso contando que o marketing está sendo muito bem feito e o serviço odontológico prestado gera pacientes satisfeitos.

O ambiente de hipercompetição em que se encontra atualmente o mercado de odontologia privada exige que seu marketing seja fora de série para realmente contribuir para o crescimento de seu negócio.

Um marketing apenas “bem feito”, especialmente em grandes cidades onde a competição é maior, não é o suficiente.

Marketing Bem Feito

 

Lembre-se que o marketing online é altamente competitivo e apenas poucos conseguem se destacar e realmente tirar proveito.

Outro ponto importante sobre o orçamento de marketing é o mito de que muitas das ações online são gratuitas. Isso é uma doce ilusão que você provavelmente escutará bastante.

Discos Ilusão

 

Para desmistificar esta ilusão, preparamos esta tabela abaixo.

MODALIDADEGRATUITO & SIMPLESTEM CUSTO & COMPLEXIDADE
Marketing de conteúdoEscrever um artigoFazer com que o artigo seja muito visto, compartilhado e que atraia novos pacientes
SEO LocalAssumir o perfil no Google Meu NegócioAparecer nas primeiras posições no Google nas buscas pelas suas especialidades.
Marketing em mídia socialPostar conteúdoFazer com que seu conteúdo e perfil na mídia social seja visto por pacientes em potencial e os estimule a marcar uma consulta

Se você leu este guia até aqui, você já conhece muito bem os desafios do marketing odontológico online e seu potencial.

Agora vem a pergunta...

Quanto devo gastar em marketing para crescer minha prática, consultório ou clínica odontológica?

Temos um artigo detalhado sobre orçamento de marketing odontológico, caso você queira ler mais sobre o assunto.

Mas respondendo à pergunta de forma pragmática: até 10% de seu faturamento.

Isso significa que se sua prática tem uma receita bruta mensal de 20 mil reais, nós recomendamos que você gaste até no máximo 2 mil reais por mês em marketing.

E você não necessariamente precisa atingir seu teto limite. Seu marketing precisa se manter inteligente e eficiente o tempo inteiro, como abordamos em todo este guia.

Os fatores que mais influenciam em seu orçamento e resultados de marketing são o quanto eficiente é seu marketing, e o ambiente competitivo em que você se encontra.

Capítulo 10

Como começar

Você já deve saber que o BRMed oferece soluções de marketing online para:

  • Conquista de novos pacientes particulares
  • Melhora da reputação e ranking online
  • Aumento da retenção dos pacientes existentes

O BRMed oferece suas soluções em um modelo diferente do que existe hoje no mercado Brasileiro; tendo optado pelo modelo SaaS (Software as a Service).

As principais vantagens deste modelo é que ele traz mais economia e maior garantia de boa execução.

Para conhecer um pouco mais da proposta de valor do BRMed, recomendamos que você leia nosso rápido manifesto.

Mas o BRMed não é sua única opção para implementar seu marketing. Você tem basicamente 3 opções:

Fazer você mesmo, por conta própria

Contratar uma agência ou consultoria em marketing

Contratar as soluções de marketing online do BRMed

Preparamos esta tabela comparativa abaixo para facilitar sua análise das opções:

Opções para Começar seu Marketing Odontológico
Agências & ConsultoriasConta PrópriaBRMed
CustoAlto; uma vez que trabalham com orçamento mínimo e oferecem um serviço intensivo em pessoasIrá necessitar de um significativo tempo de estudo e gestão. Quanto vale o seu tempo?Baixo; pelo uso intenso da tecnologia na criação e gestão das ações de marketing
AtendimentoIntenso, e muitas das vezes presencial. Reuniões estratégicas e de resultado.Você e o computador"Low-touch"; relatórios online padronizados. Painel de controle dando ampla visibilidade. Suporte para dúvidas.
Qualidade da execuçãoDepende da empresa e do profissional que estiver te atendendoDepende do quanto você irá se dedicarÁrea de inteligência & pesquisa centralizada com especialistas seniors que usam tecnologia para implementar de forma garantida as melhores técnicas e metodologias.
EscopoAmploDepende de vocêFocado apenas nas técnicas de marketing online com maior potencial de retorno. Apenas para médicos e dentistas.
CompromissoDe médio a longo prazo, com contratosVocê com vocêContratações mensais, com flexibilidade de alteração de plano e simples cancelamento

Esperamos que tenha gostado deste guia e que você esteja se sentindo mais seguro e bem informado sobre as novas oportunidades de marketing odontológico.

Para qualquer dúvida, entre em contato conosco através deste formulário.

E para conhecer mais as soluções de marketing do BRMed, localize e assuma seu perfil.