Não dá mais para negar, em pleno 2020: a Internet mudou a forma como os pacientes decidem onde irão se consultar.
Quem sempre contou com o tradicional boca a boca para crescer sua prática viu os seus resultados diminuírem a cada ano, e agora se vê pressionado a uma atualização de emergência.
E com o número de médicos no Brasil crescendo cerca de 2 vezes mais do que o crescimento da população, o mercado da saúde privada nunca esteve tão competitivo.
O BRMed, como uma marca que trabalha lado a lado com médicos de todo o país, sabe que esta transição não tem sido fácil para a grande maioria.
Diante desta mudança de comportamento dos pacientes, os quais estão cada vez mais usando a internet para tomar decisões, você precisa aprender a apresentar sua prática ou consultório no momento da necessidade.
O marketing médico online, embora que ainda não seja uma disciplina nas faculdades de medicina, está se tornando essencial para o crescimento de um negócio na saúde.
Este guia vai te apresentar um mapa das atividades de marketing que estão melhor funcionando em 2020, e o que você precisa começar a fazer hoje para atrair mais pacientes ao seu consultório.
Neste guia você irá aprender de forma rápida e prática quais são as técnicas de marketing que estão gerando os melhores resultados atualmente; todas consolidadas e explicadas em um formato simples de entender.
Vamos lá?
Marketing médico é o conjunto de atividades e processos voltados para o entendimento e atendimento das necessidades dos pacientes.
O marketing médico pode ser direcionado ao setor público ou privado.
Para o marketing médico privado, a identificação, antecipação e satisfação das necessidades do paciente precisa ser de forma lucrativa; conforme definição doChartered Institute of Marketing.
O Marketing Médico engloba e representa, ao mesmo tempo:
Há não muito tempo atrás, um consultório ou clínica médica dependia quase que exclusivamente do boca e boca e livros de listas (ex. Páginas amarelas, livros dos planos de saúde, etc,) para conquista de novos pacientes.
Porém, passado algum tempo, este cenário mudou.
Ao invés de consultar o guia do plano de saúde, as páginas amarelas, ou perguntar aos familiares, amigos e colegas de trabalho, um crescente número de pessoas está buscando seus médicos pelos meios digitais.
Da mesma forma que as pessoas cada vez mais usam a internet e menos as agências de turismo para escolher hotéis, as pessoas estão cada vez menos dependendo de recomendações de amigos e usando mais a internet para localizar e avaliar um médico.
Os hotéis, que antes dependiam do relacionamento com agências para atrair novos hóspedes, agora focam seus esforços em sua presença online.
Um movimento semelhante está ocorrendo na saúde, abrindo grandes oportunidades aos que médicos que construírem uma forte presença online.
Com a aparição da Internet e o crescimento das formas digitais de marketing e publicidade médica, algumas das mídias e técnicas mais consagradas do passado foram perdendo visibilidade e efetividade.
Por isso vamos nos concentrar em responder quais são os canais que estão funcionando melhor em 2020 para impulsionar o crescimento de sua prática, consultório ou clínica.
Já em 2011, uma pesquisa realizada pela London School of Economics mostrava um quadro bastante revelador: 86% dos brasileiros já utilizavam a Internet para encontrar informações sobre saúde.
Nos 6 anos que se sucederam, a Internet vem se tornando ainda mais presente na vida das pessoas, e hoje 58% da população brasileira usa a Internet - algo em torno de 102 milhões de pessoas.
Se antes era indispensável ter o guia telefônico com as páginas amarelas e o guia do plano de saúde com as informações dos conveniados, hoje pouca gente se serve destes expedientes.
Especialmente com a proliferação dos smartphones, que 69% dos internautas usam para acessar a Internet e cada vez mais se assemelham a um pequeno computador.
Hoje um smartphone dá acesso não só ao Google, como também a uma infinidade de websites e aplicativos contendo informações de saúde.
Isso faz com que cada vez mais o paciente tenha um papel ativo na aquisição de conhecimento a respeito de sua condição de saúde, da ligação entre sintomas e doenças e as experiências de outros pacientes. Além de, infelizmente, ter também ter acesso a uma infinidade de informações errôneas.
Em 2011 apenas 25% dos brasileiros procuravam verificar a fonte das informações encontradas na Internet.
O Dr. Google se tornou o primeiro a ser consultado quando o assunto é saúde, e isso cria uma oportunidade única para o médico que sabe se posicionar no momento da necessidade do paciente.
A partir do momento em que se tornou possível tirar um pequeno computador do bolso (smartphone) para localizar e avaliar médicos próximos em poucos minutos, a situação mudou e está mudando completamente.
Agora é possível ao paciente saber que tipo de experiência e serviços cada médico entrega: qual a impressão deixada no atendimento a outros pacientes, tipos de tratamento oferecidos, conveniência, equipamentos, instalações físicas, marcação de consultas online, entre outras facilidades.
Basta procurá-lo no Google e ver todas as páginas que citam o seu nome. São normalmente perfis em redes sociais e sites de diretórios médicos. Os pacientes podem ver opiniões de outros pacientes, especialidades médicas, doenças e sintomas tratados.
Você já se posicionou nesta nova realidade?
A melhor maneira de "aparecer" na Internet é quando alguém te procura, ou procura informações sobre os problemas que você ajuda a resolver.
Por isso é melhor entender quais são as diversas etapas da Jornada do Paciente: desde o momento em que o paciente percebe que tem um problema que precisa ser tratado, até se sentar na cadeira do seu consultório.
Antes de entrar no seu consultório, o paciente passa resumidamente pelas seguintes etapas:
Nos dois últimos estágios da jornada é possível se posicionar para que o seu nome e a sua marca apareçam diante de pacientes em potencial.
Vamos ver algumas maneiras de fazer isto acontecer:
Quando um paciente já identificou que tem um problema de saúde que precisa ser tratado, é comum que ele busque informações mais detalhadas sobre o seu problema.
Como já dito anteriormente, em 2011 já havia 85% dos pacientes procurando informações sobre saúde na Internet.
Diferente de alguns anos atrás, a informação que o paciente adquire em suas pesquisas irá determinar que tipo de médico irá procurar, e quais competências estará procurando no seu médico potencial.
Nesta etapa da Jornada, a melhor forma de aparecer diante do paciente em potencial é fornecer Conteúdos Educativos sobre os problemas de saúde que você ajuda a tratar.
Ao prover informações qualificadas e científicas para seus pacientes em potencial, você se posiciona como uma autoridade no assunto e coloca o seu nome na frente do paciente potencial, justamente no momento em que ele está se informando sobre o problema de saúde.
Neste estágio o paciente já tomou a decisão da especialidade médica que poderá ajudá-lo em seu problema de saúde. Agora o paciente irá fazer a busca em sua localidade, provavelmente usando o Google.
O Google é o mecanismo de busca mais utilizado no Brasil, correspondendo a mais de 96% das buscas dos brasileiros.
Veja abaixo as três formas como você poderá aparecer no Google quando alguém procurar pela sua especialidade em sua área local:
Menos de 10% dos usuários do Google chegam até a segunda página de uma busca.
Ou seja, se antes um paciente tinha acesso a um livro com uma lista imparcial e completa de profissionais, hoje o Google seleciona e avalia os resultados, coroando os poucos líderes do mercado.
Abaixo nós vamos te ensinar o que fazer para aparecer em cada um destes canais estratégicos do marketing médico.
O Adwords é a plataforma de anúncios pagos do Google.
Sempre que você faz uma busca no Google e vê aqueles anúncios no topo da página, você está vendo anúncios do Adwords.
Este é o canal do seu marketing médico que vai atingir os pacientes em potencial na etapa de final da decisão, o que significa que você terá a chance de aparecer justamente quando as pessoas estão procurando pela sua especialidade, e prontas para dar início aos seus tratamentos.
Anúncios pagos são uma forma rápida e efetiva de aumentar a sua exposição e posicionar sua prática médica para adquirir pacientes. Feito da maneira certa, o uso de plataformas de anúncios pagos pode ser uma das maneiras mais eficientes de fazer marketing médico na Internet.
Para entender melhor sobre como o Google Adwords funciona, você deve ter em mente que:
Na página que se segue você terá que selecionar, na seção "Tipo", a opção "Padrão - Anúncios de texto segmentados…"
O mesmo aplica-se a idiomas. Selecione apenas o português.
Na etapa de pesquisa de palavras-chave, o Google dá sugestões sobre o Lance Sugerido. Você pode inicialmente utilizar o Lance sugerido para a palavra-chave mais importante de sua lista para a opção onde se lê "Lance padrão", abaixo. O orçamento diário ficará ao seu critério.
Inicialmente, será interessante que você habilite mais abaixo as opções "Estender meus anúncios com informações de local" e "Estender meus anúncios com um número de telefone".
Ao finalizar esta página, clique em "Salvar e concluir" na página que se segue. Pronto! Você acaba de criar sua primeira campanha no Adwords.
Existem muitas medidas que podem ser tomadas para otimizar os seus resultados no Adwords e diminuir o gasto desnecessário com anúncios que não funcionam.
Para a maioria das pessoas, entender o que está funcionando ou não pode levar um mês ou mais, até que você tenha uma ideia do que está trazendo os melhores resultados.
Aqui vão alguns dos cuidados que você pode tomar para fazer o melhor uso dos seus recursos:
Você gostaria de ter pacientes chegando ao seu consultório a custo zero, já prontos para realizarem os seus tratamentos?
Há técnicas e atividades de SEO - Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca - que você pode ir realizando ao longo do tempo que irão te entregar exatamente este resultado. Até mesmo se você não for uma pessoa com conhecimento técnico avançado.
Você poderá ficar à frente de seus competidores e aumentar exponencialmente o número de pacientes que chegam ao seu consultório de forma gratuita seguindo algumas medidas simples, mas efetivas.
Continue lendo!
Provavelmente você já viu algo parecido com a imagem abaixo. Você fez uma busca por algum negócio de sua cidade, e logo aparece um mapa com três listagens.
Este é o "Pacote dos Três" primeiros colocados na busca do Google, e como você poderá ver, ele tem enorme destaque comparado aos outros tipos de resultados.
Para ter o seu negócio listado no Pacote dos Três, é importante que você configure adequadamente o seu perfil do Google My Business para que seja "enxergado" pelo Google de maneira correta, e possa ser visto neste local privilegiado.
Vamos ao passo-a-passo sobre como fazer isso da maneira correta:
Um dos fatores que vai mais influenciar a visibilidade do seu negócio em sua área de locação é o número e a qualidade de citações que você tem. O seu Nome, Endereço e Telefone deverão aparecer no Google Meu Negócio da mesma maneira que você os divulga em outros locais da Internet.
É importante que você use o endereço do seu site, e não algum endereço para perfis em redes sociais ou páginas de destino. A consistência também é importante aqui, então publique o mesmo endereço que você já usou em outros lugares da Internet.
Após dar entrada com as informações do seu negócio, você verá uma faixa vermelha na parte superior da página. Clique sobre "Confirmar agora" e siga os passos. O Google enviará uma correspondência ao endereço que você especificar.
Nesta correspondência, deverá constar um código de verificação que você irá utilizar para completar o processo. Fique de olho na sua correspondência, e não deixe este importante passo para trás.
Para personalizar o seu perfil, adicione uma imagem com seu logotipo ou mesmo uma foto sua, além de imagens do seu consultório.
Lembre-se: quanto mais agradável e prazeroso a sua localidade física parecer, mais chances de que os pacientes em potencial considerem o seu consultório para suas próximas consultas.
Certifique-se de que vai escolher as categorias que mais se identificam com as suas especialidades, e tente usar apenas as categorias que são relevantes.
Preencha o máximo de informações possível. O horário de funcionamento e as categorias são informações que não devem ser omitidas, pois são as informações mais úteis aos pacientes em potencial.
O melhor disso tudo é que em muitas cidades e localidades, poucos médicos tomaram algum tempo preenchendo tudo e dando as informações certas.
Não é raro ver perfis novos de médicos no Google Meu Negócio chegando aos primeiros lugares do Pacote dos Três em alguns meses.
Você tem uma oportunidade rara em suas mãos. Vamos aproveitar?
Um site mal estruturado dificilmente conseguirá bons resultados na busca do Google.
Mas se você fizer um site que informa os seus pacientes sobre o que você faz, onde você está localizado e como contatá-lo, é provável que você se dê bem.
Aqui vão algumas dicas para um site bem otimizado:
Se você fizer o que está lendo neste guia, já estará à frente da grande maioria dos profissionais médicos, que ainda hoje negligenciam estas técnicas. Um trabalho consistente de SEO pode te entregar excelentes resultados até mesmo em meses.
A grande vantagem de trabalhar o SEO em seu marketing médico é que os pacientes começam a chegar ao seu consultório sem que você tenha que pagar nada por isso.
Além do tempo e do trabalho que serão investidos, você não precisa gastar mais nem um real pela visita do paciente.
Seus pacientes em potencial usam as Redes Sociais com a mesma intensidade que usam a Internet.
Já citamos a estatística impactante de que 55% dos usuários brasileiros acreditam que a Internet é o Facebook. Isso torna quase obrigatório que você tenha uma página de negócio no Facebook.
Separamos algumas informações para que você use as redes sociais para aumentar sua atração de pacientes. Seguindo estas regras básicas, você já estará fazendo melhor do que a maioria dos médicos, e se diferenciando em sua localidade.
Dê preferência à página profissional, pois o perfil pessoal é mais adequado para contatos pessoais, familiares e colegas, deixando a desejar no profissionalismo. Em seu perfil pessoal, certifique-se de manter as configurações de privacidade abertas apenas para o seu círculo de amigos. Evite adicionar pacientes, a menos que isso venha a soar como indelicadeza.
Utilizando anúncios no Facebook você poderá atrair pacientes a custo baixo, comparado as mídias tradicionais.
Se antes você tinha que investir uma fortuna para anunciar em um jornal, outdoor, rádio ou televisão sem ter a menor ideia sobre o retorno ao seu investimento, agora é possível saber exatamente quanto você gastou, quantos cliques foram gerados, e quantas pessoas entraram em contato com você.
Isso torna o Facebook um canal interessante e econômico para atração de pacientes.
Agora vamos ver como você pode criar o seu primeiro anúncio no Facebook:
Nesta etapa é importante selecionar a categoria mais adequada para a sua página. O nome da categoria escolhida será publicamente mostrado em sua página, então estará diretamente associada à sua marca.
Mantenha em mente:
Quando criar sua estratégia, tenha em mente quais são suas metas com a campanha.
Pense em Metas que sejam:
Para fins deste exercício, nossa meta será a aquisição de novos pacientes.
Uma meta razoável é conseguir um novo paciente por semana, e atingindo esta meta você terá um bom indicativo que as coisas estão começando a funcionar na sua campanha.
Aqui é importante você selecionar a audiência que mais se adequa ao público que você atende. Você pode começar restringindo a audiência à área local onde você atua, como por exemplo a cidade onde você atende.
Se sua especialidade é ginecologia, por exemplo, você obviamente vai querer restringir os anúncios apenas a mulheres:
Enquanto você estiver fazendo suas primeiras campanhas, é interessante restringir os seus anúncios para que apareçam somente no "Feed". É o local com mais destaque, onde as pessoas estão realmente prestando atenção.
Inicialmente, recomendamos que você faça anúncios separados para dispositivos móveis e desktop. Isso vai te ajudar a ter uma ideia melhor sobre qual dos dois está funcionando melhor, em termos de custos.
Para os fins deste exercício, estamos começando com "Somente dispositivo móvel".
Pronto! Seu anúncio foi criado e após a análise do Facebook poderá ser exibido aos usuários da audiência que você selecionou.
Você acaba de fazer sua primeira campanha de anúncios no Facebook!
Você já entrou num site para depois ver anúncios daquela empresa por toda a Internet?
O Retargeting permite que você re-apareça na frente de quem já interagiu de alguma forma com a sua marca.
A plataforma de retargeting mais amigável ao pequeno empresário ou médico é o Facebook. Além da sua presença maciça em meio aos brasileiros, o custo é muito baixo.
Com o Retargeting, você poderá mostrar seus anúncios para:
Usando o retargeting você poderá multiplicar os resultados do seu marketing médico online.
A cada centavo gasto para atrair a atenção de pacientes em potencial, você sabe que ainda poderá no futuro atingir aqueles que ainda não tiverem se tornado seus pacientes.
Agora você vai aprender a implementar Retargeting no seu site. Isso vai possibilitar que você crie anúncios para todos os visitantes que entrarem no seu site, mantendo a marca presente para qualquer pessoa que tiver se interessado pelo seu consultório.
Nesta tela você pode escolher por quantos dias você gostaria de exibir seus anúncios para quem visitar o seu site.
Também é possível criar um público personalizado que é feito de visitantes que não visitaram uma determinada página. Por exemplo, todos os visitantes que não visitaram a sua página de "Muito obrigado" após preencher o formulário.
Nesta etapa você vai pegar o código que deverá ser inserido em seu site para que ele comece a capturar as informações dos visitantes.
A tela a seguir vai te dar algumas opções. Você vai selecionar a opção 1. "Instalar código base de pixel", e logo após descer até a parte da janela onde você vê o código:
Após instalar o código no seu site, é hora de criar um anúncio para atingir os visitantes que passarem por lá. Vá para o Gerenciador de Anúncios (clique), e clique no canto superior direito em "Criar Anúncio".
Se você quiser que o seu anúncio conduza novamente ao seu site, clique em "Tráfego" na janela que irá aparecer:
Feito isto, nós não nos deteremos sobre como criar o anúncio em si, passos que já foram cobertos na seção anterior.
Feito isto, siga os passos normais para a criação de um anúncio, e você terá um anúncio prontinho para remarketing.
E aí, pronto para atingir apenas quem se interessou pelo seu site com uma Oferta de serviço personalizada?
Estudos demonstram que um dos gatilhos psicológicos mais poderosos para que as pessoas tomem decisões de compra é a Prova Social.
No momento em que buscam informações sobre médicos em que poderão se consultar, as pessoas levam em consideração as opiniões, negativas e positivas, que encontram sobre médicos.
Nos Estados Unidos 85% dos pacientes consultam sites de opiniões para ver ou publicar comentários sobre profissionais da saúde.
Além disso, é praticamente um consenso entre os experts em marketing digital e SEO que o Google tende a favorecer conteúdos gerados por usuários, como opiniões de pacientes.
Aqui vão alguns passos fundamentais:
Converse com a sua equipe e exponha a importância que as opiniões de paciente possuem para o futuro da sua prática médica e a atração de novos pacientes. Isto vai te ajudar a conseguir a colaboração de sua equipe em todos os pontos de contato com o paciente.
Crie um alerta no Google Alerts para notificá-lo de menções sobre o seu nome e o nome de seu consultório ou clínica.
Isto vai te ajudar a ficar por dentro de cada citação que aparecer na Internet, e possibilitará que você tome medidas cabíveis quanto a eventuais menções negativas e comentários maliciosos.
A forma mais fácil de estimular opiniões positivas é através daquilo que chamamos de um "feedback loop". A ideia é sempre ao final de cada consulta fazer perguntas ao paciente e tentar obter mais informações sobre o seu grau de satisfação.
Caso o paciente tenha tido uma boa impressão dos seus serviços e esteja feliz com o atendimento, você pedirá então que ele deixe uma opinião em um ou mais sites que sejam estratégicos para o seu consultório ou clínica.
Use esta página do Google para criar um link direto para dar aos seus pacientes para fazerem avaliações na sua Página do Google Meu Negócio.
Responder de maneira adequada a opiniões negativas pode salvar você de uma crise maior. Seja proativo em endereçar o quanto antes as avaliações de pacientes insatisfeitos, e evite que danos ainda maiores sejam feitos.
Se você tem algum receio de infringir a lei quando estiver trabalhando o seu marketing médico, não se preocupe. Fizemos a lista dos erros mais comuns cometidos pelos médicos quando o assunto é marketing médico, para que você não caia nas mesmas ciladas.
Evitando estes erros, você já terá lidado com 90% dos possíveis problemas jurídicos que poderiam ser criados pelo seu marketing.
Aqui vai a nossa lista.
Publicar fotos de pacientes com fins de divulgar um determinado resultado de um tratamento médico, terapêutico ou estético é terminantemente proibido
Segundo a Resolução do CFM nº 1.974/11 Art. 2º Os anúncios médicos deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes dados: a) Nome do profissional; b) Especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no Conselho Regional de Medicina; c) Número da inscrição no Conselho Regional de Medicina; d) Número de registro de qualificação de especialista (RQE), se o for. Isto é reforçado no Artigo 5 e no Anexo 1, item 4.
Divulgação médica sem quaisquer informações exigidas pela lei
Assim, é importante que você se certifique de que estas informações estão sendo incluídas em todas as suas peças de divulgação, incluindo as peças online.
Muitos médicos ainda divulgam fotos de seus modernos aparelhos como um meio de persuadir pacientes a frequentarem seus consultórios.
Este erro também é previsto na legislação e poderá resultar em penalidades, já que segundo a legislação aplicável fica proibido "anunciar aparelhagem ou utilização de técnicas exclusivas como forma de se atribuir capacidade privilegiada."
Este é outro erro bastante frequente, em que o médico procura promover a si próprio, seu consultório ou clínica, a partir da associação com figuras públicas de sucesso e celebridades
É notório que determinados tratamentos terão como efeito direto ou indireto um aumento da auto-estima, mas isso não deve ser divulgado nem utilizado no seu marketing médico.
A legislação proíbe "usar linguagem direta ou indireta relacionando a realização de consulta ou de tratamento à melhora do desempenho físico, intelectual, emocional, sexual ou à beleza de uma pessoa;"
Embora não seja proibido que sua página do Facebook esteja aberta a receber testemunhos de pacientes e opiniões, não é permitido que você utilize nenhum destes materiais em suas peças publicitárias.
Assim a legislação regulamenta que não é permitido apresentar em suas peças "sistematicamente, agradecimentos manifestados por cliente e que atentam contra a ética médica;", afirmando ainda que em seus materiais de marketing médico "não pode conter testemunho prestado por leigos;".
Ainda que você saiba, por experiência clínica, que os resultados do tratamento que você oferece no seu consultório ou clínica seja praticamente garantido, não é permitido que você afirme isso em suas peças de marketing médico.
Se você quiser mais informações sobre a legislação brasileira no que diz respeito às limitações e regulamentações impostas à área médica, segue abaixo o Manual da CFM, para fins de referência.
http://portal.cfm.org.br/publicidademedica/arquivos/cfm1974_11.pdf
Se você quer começar hoje mesmo a atrair pacientes pela internet, seguir os passos deste guia já te coloca em uma posição muito mais competitiva no seu mercado local. É provável que você já consiga seus primeiros pacientes nos primeiros meses usando estas técnicas.
Recomendamos que você comece criando um site para o seu consultório e que contenha as informações mais importantes sobre a sua prática médica.
Lembre-se que os visitantes que vão chegar pelo Facebook, Google e outras redes sociais chegarão a este site.
Feito isso, as duas melhores áreas para serem trabalhadas são na etapa de Decisão do paciente. O Google Adwords e a otimização do Google Meu Negócio são duas etapas que vão em pouco tempo colocar seu marketing médico de volta em 2020.
Atrair avaliações dos seus pacientes e construir uma presença nas redes sociais é o próximo passo. Apenas inicie os seus investimento em Facebook Ads depois de já ter trabalhado estas áreas, pois são realmente críticas para o restante da campanha.
Se você não tem tempo ou interesse em criar e executar seu marketing médico, considere assumir gratuitamente seu perfil no BRMed e aprender sobre as soluções prontas de marketing.
Marketing online para médicos é um playbook. É mais uma ciência; e menos uma arte. É muita técnica, tecnologia e análise de dados; e menos inspiração.
Se você ainda tem dúvidas sobre marketing médico que não foram respondidas neste guia, entre em contato conosco.
Recomendamos que você comece criando um site para o seu consultório e que contenha as informações mais importantes sobre a sua prática médica.